Centro Cultural FIESP

Onde Canta o Sabiá

Montagem Cênica Inédita SESI-SP

Teatro do SESI São Paulo

Crédito: Memória Cultural SESI-SP

SINOPSE

Gastão Tojeiro é um dos mais modernos autores teatrais, de maior sucesso. Das suas 40 e muitas peças, com farta representação em todo o Brasil, uma delas, Sonhos do Teodoro, que é, na verdade, um trabalho de real mérito, acaba de transpor as nossas fronteiras e, traduzindo-se para o espanhol, subir à cena na Argentina, onde, afinal, se recebe com aplausos da plateia e louvores da crítica, que não deixam de reconhecer, na comédia de Gastão Tojeiro, a técnica e a concepção brilhantes.

Do êxito de O Simpático Jeremias que foi um grande sucesso, pois as apresentações dessa atingiram para mais de 150, o que, tratando-se de uma comédia, é caso de admiração. Mas, o grande triunfo do maior comediógrafo está na comédia Onde Canta o Sabiá que, apesar das previsões da crítica portuguesa que estava no Brasil, a peça conseguiu o impressionante feito de apresentar-se 200 vezes! E tudo isso sem dificuldade, já que o público realmente deseja vê-la. Essa aceitação é tão grande que ajuda a enriquecer a nova companhia, que agora está à frente do Trianon-Masp.

O número de público alcançado é de mais de 62 mil espectadores, em 119 apresentações, no ano de 1988. Já em 1989, é de 150 mil espectadores em 341 apresentações do espetáculo.

 

 

Galeria

Ficha Técnica

Dramaturgo

Gastão Tojeiro

Diretor
Osmar Rodrigues Cruz

Detalhes

Tipo da atividade
Teatro

Como Citar

ONDE Canta o Sabiá. In: Acervo Memória Cultural. São Paulo: SESI-SP, 2026. Disponível em: https://centroculturalfiesphml.azurewebsites.net/memoria-cultural/acervo/186453c6-ed72-42d6-864f-1349884d0a0e/osmar-rodrigues-cruz. Acesso em: 04 de fevereiro de 2026.