SINOPSE
O Noviço, de Martins Pena, marca o encerramento de um importante ciclo do Teatro Popular do SESI. Na década de 1970, a companhia monta, com regularidade, peças de autores nacionais como Manuel Antônio de Almeida (Memórias de um Sargento de Milícias), José de Alencar (Senhora), Joaquim Manuel de Macedo (O Primo da Califórnia), França Júnior (Caiu o Ministério e O Barão da Cotia) e Gonçalves Dias (Leonor de Mendonça).
Esse conjunto de montagens constitui um ciclo dedicado às peças brasileiras do século XIX, que se encerra justamente com O Noviço. Após esse espetáculo, ocorre a inauguração do novo teatro da entidade, então em fase adiantada de construção na Avenida Paulista. A partir desse momento, o Teatro Popular do SESI inicia novo ciclo, voltado aos autores brasileiros contemporâneos.
A escolha de O Noviço, além de concluir esse percurso dedicado aos autores brasileiros do século XIX, prende-se também a duas razões de grande importância, ligadas ao processo de penetração junto às camadas populares. A primeira é o fato de se tratar da melhor obra de Martins Pena; a segunda, a existência de um ponto de sintonia com as entonações populares, eixo fundamental do trabalho desenvolvido há tantos anos.
Não se pretende mostrar o texto apenas dentro das limitações de uma comédia de costumes, mas sim revitalizá-lo, sem se deter unicamente na ingenuidade cômica de seus personagens. Pelo contrário, busca-se uma visão crítica e, em grande angular, a penetração na ação destruidora dos processos sociais mal estruturados da vida brasileira daquela época. Martins Pena, retratista fiel do modus vivendi e crítico sutil e agressivo dos erros que predominam na vida carioca por volta de 1830, alcança, com sua extensa obra dramática, “uma edificação social baseada em princípios do respeito ao comportamento do homem em seu meio ambiente”.
Galeria
Crédito: Memória Cultural SESI-SP
Crédito: Memória Cultural SESI-SP
Ficha Técnica
- Cenógrafo
-
Augusto Francisco
- Atriz
-
Isadora de Faria
Nize Silva
Ana Mauri
Analy Alvarez
- Figurinista
-
Augusto Francisco
- Diretor
-
Osmar Rodrigues Cruz
- Dramaturgo
-
Martins Pena
- Ator
-
Antônio de Andrade
Benjamin Cattan
Carlos Alberto Riccelli
Claudio Corrêa e Castro
Ernesto Piagno
Detalhes
- Tipo da atividade
-
Teatro